Entrevista com Victor Fernades

Um dia, do nada, tive vontade de fazer uma entrevista com o Victor Fernandes sobre a moda de rua carioca. Para você quem não sabe, o Victor clica os looks do Das Ruas, site de Street Style do Modices.
Sempre tive vontade de saber o que as pessoas que produzem esses sites, que fotografam estão pensando. Ele, por sua vez, de muito bom grado, pensou bastante nas respostas e me enviou do jeito que você está lendo aqui, na íntegra. 
1- Qual a maior qualidade da moda de rua carioca? E quais as coisas mais estranhas?
R: Estranho é vc ver como a maioria das jovens cariocas são caretas!!! As mulheres mais velhas tem muito mais estilo e ousadia. Um dia de foto pela Visconde de Pirajá, em Ipanema, vc percebe isso rápido, mulheres em geral depois dos 25 anos tem segurança para usar e ousar nas tendências da moda.

2- Existe diferença da moda usada pelas pessoas de bairros diferentes?
R: Existe sim, mas muito mais por acesso($), por uma segregração social, do que somente pelos bairros em si. Você tem um movimento natural da industria da moda de levar a classe C as tendências depois de passarem pelas grande (e caras) grifes. Mas em todos os bairros você identifica uma tendência global.

3- Quais são seus critérios para fotografar ou não uma pessoa?
R: Apesar da curadoria final das fotos ser feita pela Carla Lemos, editora do Modices, meus critérios são amplos, procuro clicar tudo que se enquadra bem. Mas cores e acessórios me chamam atenção, dificilmente fotografo pessoas de jeans+t-shirt, algo precisa me chamar atenção, nem que seja um belo sorriso.

4- Para você, qual é a dimensão da importância da moda de rua na produção da moda brasileira?
R: A moda de Rua tem sido a grande inspiração de vários designers, com a velocidade em que os blogs de street style do mundo todo divulgam informações a tendencia, creio eu, é que caminhamos para uma moda brasileira cada vez mais cosmopolita e atenada com as tendencias vistas nas principais cidades como Nova Iorque, Paris, Tóquio, etc. Isso já acontece hoje, mas acho que podemos ter uma moda global usada ao mesmo tempo em todo o mundo, quem sabe.

5- Como o "Das Ruas", por meio dos seus clicks, colabora para a construção da identidade da moda carioca?
R: O Blog contribui com o registro, que é fundamental para uma reflexão futura além de dar um gás na auto-estima,  valorizando a galera que sai por aí se comunicando com seu estilo. Qualquer pessoa que fica alguns minutos se produzindo pra sair de casa, no fundo, quer dizer alguma coisa com o que veste, afinal moda é semiótica também né
;)
E por fim, um obrigado mega especial para o Victor e para a Carla. =)
bjo bjo
@Grazielepacheco