Gucci e o Art Déco

A algum tempo eu postei sobre o Art Nouveau e a influência dela para a moda que está rolando agora (Vê aqui ó!!!). Mas, a Gucci tá lançando a tendência do Art Déco, que tem diferença sim (e muita) do Art Nouveau.
Visualmente, a diferença básica são as linhas. No Art Nouveau as linhas são graciosas, cheias de espirais,  possuem muitos motivos florais e arabescos formados de folhagens. Já no Art Déco as linhas são geométricas, mais duras e delimitadas; elas foram completamente inspiradas na pintura cubista, onde Pablo Picasso foi um dos artistas mais famosos.

Las Meninas - Pablo Picasso.
A menina com um bandolim - Pablo Picasso.
O que eu acho mais legal no Art Déco é que esse movimento espelha a adaptação da sociedade aos valores cubistas e isso não se deu apenas no âmbito social e psicológio, essa adapatação sai correndo e foi parar nas roupas, nas artes aplicadas, na arquitetura e influênciou povos distantes como o Brasil, a Coreia do Sul, China e Vietnã. Visualmente, tudo passa a ser geometrizado, das esculturas aos edifícios.
Outra diferença do Art Déco para o Art Nouveau é a simplicidade. O último é mais rebuscado, mais sofisticado, o Art Déco por sua vez tem na essência do seu estilo o simples, mas não abre mão dos materiais nobres para os seus ornamentos, mesmo sua base sendo de concreto armado ou um compensado de madeira. Bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais mais caros eram usados.
Tornou-se muito popular na Europa durante os loucos anos 20 e se extendeu para o EUA até a década de 30. O Art Déco não tinha muitas bases filosóficas, era mesmo decorativo, era visto como um estilo elegante, prático e muito moderno. Esse movimento internacional de design foi de fato uma mistura de vários estilos e movimentos do início do Século XX, como o modernismo, a bauhaus, o futurismo, o cubismo, o construtivismo e o Art Nouveau. Foi tão importante que afetou o cinema, as artes gráficas, a moda, a pintura, as artes gráficas, a arquitetura, o design de interiores, as artes decorativas e o desenho industrial.
E aí, que a Gucci resolveu se inspirar nesse estilo para criar sua coleção. Vale lembrar que a Gucci foi a grife que popularizou o Color Blocking (sim ele de novo, falei dele aqui e falei dele aqui) que virou febre em qualquer lugar, e pode ser visto até nas vitrines aqui de Pelotas. Mas agora é a vez do Art Déco e muitas mulheres já estão aderindo.

Camilla Belle.
Evan Rachel Wood.
Zoe Saldana.
Mas antes de acabar esse post eu não poderia deixar de falar do estilista Paul Poiret. Me lembro o encanto que tive ao ver o livro dele, em um dos primeiros dias na faculdade.


Gênio!!! Prometo fazer um post sobre ele!!!
Quem curtiu?

Bjos
@Grazielepacheco